Hoje, a Food and Drug Administration dos EUA aprovou Rezdiffra (resmetirom) para o tratamento de adultos com esteatohepatite não alcoólica não cirrótica (NASH) com cicatrizes hepáticas moderadas a avançadas (fibrose), para ser usado juntamente com dieta e exercício. “Anteriormente, os pacientes com NASH que também apresentavam cicatrizes hepáticas notáveis não recebiam um medicamento que pudesse tratar diretamente os danos hepáticos”, disse Nikolay Nikolov, MD, diretor interino do Escritório de Imunologia e Inflamação do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA. . “A aprovação de hoje do Rezdiffra irá, pela primeira vez, fornecer uma opção de tratamento para estes pacientes, além de dieta e exercício.”
A NASH é o resultado da progressão da doença hepática gordurosa não alcoólica, em que a inflamação do fígado, ao longo do tempo, pode causar cicatrizes e disfunção hepática. A NASH está frequentemente associada a outros problemas de saúde, como hipertensão e diabetes tipo 2. Segundo pelo menos uma estimativa, aproximadamente 6 a 8 milhões de pessoas nos EUA têm EHNA com cicatrizes hepáticas moderadas a avançadas, prevendo-se que esse número aumente. Rezdiffra é um ativador parcial de um receptor do hormônio tireoidiano; a ativação deste receptor por Rezdiffra no fígado reduz o acúmulo de gordura no fígado.
Continuar lendo https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-first-treatment-patients-liver-scarring-due-fatty-liver-disease