O medicamento é administrado antes da quimioterapia para proteger a função da medula óssea
Hoje, o US Food and Drug Administration aprovou Cosela (trilaciclib) como a primeira terapia em sua classe para reduzir a frequência de supressão da medula óssea induzida por quimioterapia em adultos recebendo certos tipos de quimioterapia em estágio extensivo (quando o câncer se espalhou para além do pulmões) câncer de pulmão de pequenas células. Cosela pode ajudar a proteger as células da medula óssea dos danos causados pela quimioterapia ao inibir a quinase 4/6 dependente da ciclina, um tipo de enzima.
“Para pacientes com câncer de pulmão de células pequenas em estágio extenso, proteger a função da medula óssea pode ajudar a tornar sua quimioterapia mais segura e permitir que concluam o curso de tratamento no prazo e de acordo com o plano”, disse Albert Deisseroth, MD, Ph.D., oficial médico supervisor da Divisão de Hematologia Não Maligna do Centro de Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA. “A aprovação de Cosela hoje dará aos pacientes uma opção de tratamento que pode reduzir a ocorrência de um efeito colateral comum e prejudicial da quimioterapia.”
Fonte: https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-approves-drug-reduce-bone-marrow-suppression-caused-chemotherapy
Publicado em 12 de fevereiro de 2021